CPMZ Reúne Principais Stakeholders para Fórum Estratégico do Corredor da Beira no Dubai


A Companhia do Pipeline Moçambique-Zimbabwe, Limitada (CPMZ) tem o prazer de anunciar a realização bem-sucedida do Fórum de Stakeholders do Corredor da Beira, que teve lugar no dia 10 de junho de 2025, no Dubai.

Este evento, de carácter estratégico, reuniu os principais representantes dos setores público e privado para analisar os mais recentes desenvolvimentos e investimentos planeados no Corredor da Beira, um eixo logístico e energético crucial que liga o Porto da Beira, em Moçambique, aos países vizinhos sem acesso directo ao mar, incluindo o Zimbabué, Botswana, República Democrática do Congo, Malawi e Zâmbia.

O fórum contou com painéis integrados por especialistas e líderes da CPMZ, S&P Global, Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), African Refiners & Distributors Association (ARDA), Instituto dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (IFEPOM) em representação do Ministério dos Transportes e Logística de Moçambique, e da Petrozim Line (PZL). Marcaram também presença diversos stakeholders do setor privado, interessados no desenvolvimento de infraestruturas e projetos energéticos na região.


Os debates focaram-se no desenvolvimento de infraestruturas regionais, na crescente procura por soluções energéticas e logísticas, bem como nas significativas oportunidades de investimento que estão a emergir ao longo do Corredor da Beira, e os desafios que a CPMZ e outros intervenientes estão a enfrentar. Foram também pontos de debate as estratégias colaborativas para reforçar a eficiência, a capacidade e a resiliência do Corredor da Beira enquanto eixo crucial e estratégico para a região.

O fórum serviu como uma plataforma valiosa de diálogo, promovendo parcerias e reforçando o compromisso de longo prazo da CPMZ com o desenvolvimento sustentável do Corredor da Beira. Refletiu ainda a visão partilhada da CPMZ com o Governo do Zimbabué e outros parceiros regionais.

Atualmente, a CPMZ opera com uma capacidade instalada de 3.000.000 m³ por ano. Em resposta ao crescimento da procura regional, estão em curso planos para expansão da capacidade para 5.000.000 m³, com novas atualizações previstas para dar resposta a exigências futuras.

Endereçamos o nosso sincero agradecimento a todos os parceiros e participantes, cujo envolvimento e contributos tornaram este fórum um verdadeiro sucesso. 

A CPMZ mantém o seu compromisso com a transparência, a inovação e o crescimento sustentável em toda a região.

Fique atento ao lançamento dos nossos vídeos-resumo, que apresentarão uma visão abrangente das principais discussões e dos contributos partilhados neste importante evento.