Novas estações de bombagem operacionais em 2023
As duas novas estações de bombagem da Beira e Maforga, completamente renovadas, vão entrar em funcionamento em 2023. Esta intervenção da CPMZ, iniciada em 2018, permitiu substituir as plataformas e respectivas salas de controlo, assim como fazer um upgrade ao sistema de controlo de todas as operações de bombagem, baseado em tecnologias SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition ou, em português, Supervisão, Controlo e Aquisição de Dados).
A modernização da bombagem, de toda a infra-estrutura e dos sistemas de controlo permite expandir a capacidade de transporte do oleoduto CPMZ em 50%, de dois para três milhões de metros cúbicos anuais. Trata-se de uma evolução das operações da Companhia, dando resposta a uma maior procura de combustível com um transporte eficiente, seguro e apoiado em tecnologia de última geração.
As novas estações integram um ambicioso projecto de expansão do oleoduto. Este plano – concebido, financiado e implementado pela CPMZ – está dividido em várias fases, para um aumento gradual da capacidade. A fase 1 é, precisamente, a substituição das duas estações da Beira e Maforga.
A próxima fase consistirá em adicionar mais duas estações satélite e, desta forma, expandir a capacidade do oleoduto para cinco milhões de metros cúbicos, por ano. No futuro, as quatro estações comunicarão autonomamente entre si, para detectar atempadamente falhas e assegurar que as operações de transporte decorrem sem irregularidades.
O projecto de expansão está alinhado com uma visão estratégica partilhada com o Governo de Zimbabwe: fazer do oleoduto Beira-Harare o transportador privilegiado de produtos petrolíferos refinados para todo o interior da África Austral e de Harare um entreposto de distribuição de combustíveis para o hinterland. Concretizar as diferentes fases deste projecto permitirá dar resposta às necessidades crescentes de combustível do hinterland, contribuindo para o desenvolvimento destas regiões.
Descubra mais sobre as nossas operações e sobre a nossa visão estratégica.