Visão

Da Beira a Harare, o transportador preferencial de combustíveis da África Austral.

Somos movidos pela visão de assegurar que o oleoduto entre a Beira e Harare se torne o transportador privilegiado de produtos refinados para o interior da África Austral. Concretizar esta visão – partilhada entre CPMZ e Governo do Zimbabwe – é sinónimo de um serviço de transporte de combustível cada vez mais competitivo, seguro e avançado.

Nesta linha estratégica, Harare torna-se um centro de distribuição fundamental de combustível, dando respostas às necessidades do mercado do Zimbabwe, Zâmbia, Malawi, República Democrática do Congo e Botswana. Com todas as vantagens do transporte por oleoduto: maior eficiência económica, mais qualidade e menor impacto ambiental.

Norteada por esta visão e pelas previsões crescentes de procura, a CPMZ desenvolveu um plano sólido para conceber, investir e construir as obras, as instalações e os procedimentos necessários. Tudo para que, de forma gradual, o oleoduto Beira-Harare possa afirmar-se como o transportador preferencial da região.

.

Concretizar esta visão

Assegurar a concretização desta visão comum implica operações em três eixos:

  1. Expandir a capacidade existente do oleoduto CPMZ (Beira-Feruka)
    Desde 2018 que estamos a desenvolver um projecto de expansão da capacidade, em várias fases. O objectivo é aumentar a capacidade de dois para cinco milhões de metros cúbicos/ano, com a possibilidade de acomodar uma procura ainda maior, sem parar de bombar.
  2. Ligar o oleoduto CPMZ (Beira-Feruka) e o oleoduto PZL (Feruka-Harare)
    Um novo projecto de bombagem em série está a ser definido entre a CPMZ e a PZL para assegurar a interconexão dos dois oleodutos. Esta configuração única permite melhorar o transporte do combustível até Harare, sem perdas de eficiência e tempo.
  3. Evoluir Harare como centro de distribuição
    A CPMZ e o Governo do Zimbabwe firmaram um compromisso para evoluir o posicionamento de Harare enquanto centro de distribuição estratégico para o hinterland. O projecto inclui melhorias no planeamento, transporte e descarga dos produtos petrolíferos, entre outras medidas..

Saiba mais sobre as nossas operações

O nosso mercado

O interior da África Austral (Zimbabwe, Zâmbia, Malawi, República Democrática do Congo e Botswana) apresenta um elevado potencial de crescimento, no longo prazo, de produtos petrolíferos refinados. Executar a nossa visão estratégica tornará o porto da Beira numa fonte natural, cómoda e competitiva de abastecimento desta região, via oleoduto.

Representação do mercado potencial do interior da África Austral servido pelo oleoduto Beira-Harare, concretizando a visão estratégica da CPMZ e do Governo do Zimbabwe.